Eu sou...

A minha foto
Sobre mim há muito a dizer, sou como todas as outras pessoas... igual e unica à minha forma e maneira... não sou nem mais nem melhor, sou eu própria.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Deixar de fumar... Querer é poder!!...assim espero.

O dificil que é deixar de fumar... Sou fumadora há muito tempo...mais de 18 anos... As unicas ocasiões em que deixei de fumar foi durante a gravidez e uma ou outra tentativa de deixar/reduzir sem grande sucesso, apenas algumas semanas. Acabo por voltar sempre, primeiro um cigarro para quebrar a ansiedade, depois outro.. e depois regressa tudo à velha rotina(cerca de uns 10 cigarros por dia em média... uns dias menos, outros mais).




Durante a gravidez foi simples... 1. porque só o cheiro me deixava mal disposta... 2. porque quando a vontade apertava havia uma razão maior... 3. porque o facto de engordar era algo que fazia parte do processo... mas agora...

No ano passado durante as férias deixei pura e simplesmente de comprar tabaco...durante as férias foi mais ou menos pacifico (queremos lá saber de fumar com 40graus, manhãs de praia, tardes de piscina e pouco mais que boa vida?!)... de regrasso ao trabalho fiquei com uma gripe horrivel, de pois uma infecção pulmonar (o que atenuou a vontade de pensar sequer num cigarro...a ideia era mais conseguir respirar mesmo ih ih)... mas o regresso á normalidade, á rotina do trabalho, ao stress do dia a dia, ao precisar descomprimir depois de uma reunião de 4 horas, o facto de não conseguir conviver comigo mesma porque qualquer coisa me irritava, e o facto de qualquer coisa me irritar me irritava ainda mais... enfim acabei por recair ao fim de um mês e pouco...

Agora foi uma decisão que foi sendo adiada com as desculpas parvas do costume... no Inverno não que é quando apetece mais... nesta fase é melhor não porque há o projecto novo no Porto e estar fora deixa-me ansiosa e preciso de estar tranquila nesta fase com tanto trabalho acumulado... por estes dias também é melhor não porque começa a praia e é tão bom tomar um banho de mar e fumar um cigarro no quentinho da toalha... agora não que estou acima do peso e é melhor controlar primeiro...e agora também não porque são as feiras internacionais,as exposições e as viagens... as desculpas foram mil, tudo servia para não me separar daquele conforto que é o vício.

Mas chegou o dia em que deixei as desculpas de lado e foi o corte repentino (dia 25 de Junho fumei o meu ultimo cigarro à porta a casa da M quando a fui deixar a ela e ao N)...e até hoje tenho resisitido, um dia de cada vez.

Parece que todos à minha volta fumam, parece que em todos os filmes aparece um fumador, parece que o mundo inteiro fuma só para nos provocar...(ou nós é que passamos a reparar cada vez que alguém, seja quem for e onde for, puxa do tabaco - para nos tramar claro está!!).

Tem muitos, imensos benefícios...

1. a pele... sempre tive uma boa pele mas basta desintoxicar do tabaco uma semana e as diferenças são abismais mesmo numa pele optima.

2. o paladar... passamos a ter uma noção completamente purificada dos alimentos e isso é fabuloso.

3. este é um dos aspectos mais marcantes... o olfacto... sinto que sou a super mulher, capaz de cheirar o que está a km (com tudo o que isso têm de bom e de mau, pfff!!! porque há cheiros que minha nossa mais valia ter uma mola no nariz)... um ex fumador é particularmente sensivel ao cheiro do (imagine-se) tabaco... eu fumadora tanto tempo e que faz km e km por dia/semana nunca fumei no carro vá acompanhada ou sozinha, sempre preferi parar e fumar numa estação de serviço ou ir beber um café do que fumar no interior, sempre detestei o cheiro que sinto nos carros de fumadores, mas agora acho o cheiro mesmo insuportável, o mesmo com roupa... há dias trouxe um blusão que tinha deixado no escritório de volta para casa e o cheiro do fumo parece que está impregnado na porcaria do casaco que foi direitinho para a lavandaria. - como é que eu, que sou uma nogentinha com cheiros fumei durante tanto tempo?!!

4. a minha resistência na corrida e no desporto em geral cresceu exponencialmente... mesmo no dia a dia noto diferênças.

5. factor económico (se fizer as contas a 10 cigarros por dia já poupei cerca de 50€... no final do ano terei poupado 270€... são 675.25€ por ano...vá não é uma fortuna mas é qualquer coisa.

Certamente há mais pontos positivos, mas estes são,e a curto prazo, os que posso enumerar só assim de repente e sem grande esforço mental.

A mim não me venham com a conversa do cigarro eletrónico e das pastinhas e adesivos de nicotina (se é para absorver nicotina fumo um cigarro à séria e acaba-se logo com o stress - e ao menos tinha o prazer por inteiro)... o que é preciso sim, é uma enorme, gigantesca força de vontade e o pensar todos os dias que "já aguentei até aqui... não vou ter uma recaida agora"... adiar e adiar até que a vontade desapareça... evitar estar perto de quem fuma nos momentos que se tem muita vontade porque a tentação é grande... resistir, não pensar... pensar noutra coisa... acreditar que se tem a tal "força de vontade".. isso sim é o mais importante.


Não está a ser fácil mas em termos de ansiedada tenho aguentado bem melhor do que da última tentativa... mas estou COM MAIS 5KG (só nestes dias - sim,sim desde 25/06)... eu já estava com mais peso do que o habitual, e agora então!! ...e se continuar assim onde é que eu vou parar?!! - tudo me dá para comer, primeiro pensei que fosse algo das primeiras semanas e pensei, que se lixe!! - deixa andar o importante é passar esta fase... mas agora começo a ficar perigosamente assustada quando tento apertar as calças e elas não fecham...

Sugestões?? Ajuda!!!!

Sem comentários: