Eu sou...

A minha foto
Sobre mim há muito a dizer, sou como todas as outras pessoas... igual e unica à minha forma e maneira... não sou nem mais nem melhor, sou eu própria.

terça-feira, 19 de abril de 2011

é o fim do mundo...



hoje, tal como práticamente todos os dias, passei no blog que a minha amiga T. assiduamente escreve para o seu menino do mar...
A T. sempre adorou escrever, tem um talento inato e aprendido para expressar o que sente por palavras. É daquelas raras pessoas que tem a o dom da palavra... a palavra que mais precisamos de ouvir, a palavra que mais sentido faz no momento, a palavra que melhor descreve o que se sente...

Sempre usou a palavra escrita para dizer o que por vezes é indizivel... tenho ainda hoje cartas e bilhetes dos nossos conturbados tempos de adolescentes.

Quando descobri o blog do menino do mar, (após algum tempo sem contacto) li tudo de uma ponta a outra e não só me foi possível comprovar isso mesmo mas também o carinho que despertou nos seus leitores mais assiduos. Na forma como em muitos comentários destes transparece a ternura que têm pelo menino do mar e na partilha que a T. gerou com tantas mães (muitas seguidoras desde o tempo em que o menino do mar nadava no mundo seguro da barriga da mamae). Sei que me emocionei muitas vezes e sei que não fui a unica.

Por isso sinto alguma revolta em pensar que anonimos que se escondem na sombra cobardemente influênciem o facto de a T. ter decidido privatizar o blog que com tanta ternura e verdade foi escrito... Fico revoltada e espantada. Espantada porque quem não quer não lê, quem não gosta não segue, quem não se identifica não comenta... mas isso é o que eu penso. Porque muito boa gente, acha-se no direito de manchar o que é um direito de partinhar o que temos de bom e fazer comentários insultuosos... mas quem?! certamente quem tem uma vidinha miserável e vazia...

E por falar em falta de civismo ...esta é só mais uma. Ou isso ou é o fim do mundo.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Formação Cívica... ou então não.

Se existem coisas que me tiram do sério é a falta de civismo que se encontra por aí… principalmente na estrada…

…se ao dia de semana é o que é …ao fim de semana anda tudo meio louco (tal como na época do Natal em que tudo tira o carro da garagem). Alguns exemplos…

1. o Sr condutor que acelera para que tu não possas entrar na faixa, mesmo que ele próprio tenha de parar 1m mais à frente e não possa prosseguir.
2. O Sr condutor que circula tranquilamente a 150km/h na faixa da esquerda, mas…que se lembra que a saida que lhe dá jeito é essa agora, já, mesmo já à direita …e faz uma bela linha horizontal ( porque não não é diagonal) para poder sair…
3. O Pisca ser um acessório que vêm com o veiculo mas que ninguém sabe bem qual a utilidade.
4. Os Srs que acham que a prioridade é para quem vêm da direita sempre, mesmo que se circule numa rotunda…
5. Os Srs que tiraram a carta numa escola de música, e que por isso qualquer razão é boa para buzinar… principalmente quando vai uma miuda gira no passeio ou vêm ao longe um amigo.
6. O chico esperto que faz de conta que não te vê só para te sacar aquele (único) lugar de estacionamento…


Se fossemos todos mais civilizados não existia metade do transito que existe em Lisboa. (todos os dias, mesmo ao fim de semana, bolas!!)



Mas nem só de falta de civismo ao volante é feito o nosso dia a dia… mais
umas pérolas.

1. Os Srs/Sras que se encontram e resolvem parar para conversar e por a conversa em dia ..onde?? … ao pé de uma passadeira (os condutores adoram adivinhar se alguem vai decidir atravessar ou se é mesmo só o local eleito para por a conversa em dia)… à porta de…(do prédio, do elevador, do café, qualquer entrada ou zona de passagem é possível…até onde a imaginação nos levar).
2. As pessoas que vão às consultas, repartições de finanças bancos, etc, para acompanhar mas que ocupam os lugares dos reais clientes…
3. Os establecimentos que dizem fila única mas que atendem indiscriminadamente, independendemente do lugar ou tempo de chegada do cliente… outra versão mais "supermercado" é a caixa que abre, e em que a menina diz “podem passar por ordem” e só se vê dezenas de pessoas a agarrarem nas suas compras, como se disso depende-se a sua vidinha, e lá vão elas a acotovelarem-se para poderem ganhar o melhor lugar na nova fila acabadinha de estrear.
4. Ainda no supermercado… quem tira o produto e decide que não o vai levar, mas não o põe no lugar respectivo, confundindo o cliente seguinte relativamente ao produto/preço/marca/quantidade…
5. Quem monopoliza a caixa MB mesmo que estejam 20 pessoas na fila… (muito usual no inicio do mês, quando decidem pagar as contas todas, as suas e as dos familiares e amigos e ainda consultar o saldo e fazer aquela transferência, e…).
6. Numa loja/elevador/qualquer lugar... não ouvir “bom dia” em resposta ao nosso bom dia…
7. Numa outra loja, a menina, a quem já respondemos (3 vezes) que estamos só a ver, mas que nos segue com atenção de detective com uma lupa, e já nos falou das calças que existem em várias cores, e que se preferirmos existe noutro tecido, noutro número, e também o casaco, e que os lenços ao fundo da loja estão com uma promoção fantástica…
8. O vizinho que não segura a porta, mesmo que nos tenha visto a chegar com 30 sacos de compras nos braços…
9. Quem fala alto em lugares publicos (seja ao telemóvel, com o marido, com os filhos, no cinema, na rua… ou em qualquer lugar, ninguem devia ser obrigado a ouvir a conversa alheia, geralmente sem interesse nenhum). - o mesmo para quem acha o máximo de fazer ouvir a sua música, o toque do seu telémovel, etc.etc.etc...

Já noutra categoria está a lista que se segue…

1. Quem deita lixo para o chão, (seja pela janela do carro ou não…).
2. Quem cospe para o chão.(não tenho comentários)
3. Quem fuma e não se preocupa que o seu fumo incomode os outros...
4. Um dos meus vizinhos que fuma dentro do elevador (que eu ainda não apanhei e por isso não sei quem é), o que nos obriga a puxar outro ou ir de escadas porque o cheiro e o fumo concentra-se dentro do dito e não é suportável nem saudável (principalmente para as crianças).
5. Por falar em crianças e em fumo – pais que fumam com os meninos dentro dos carros. Pais que vão com as crianças para a praia ao meio dia (unta-los com protetor e ter um chapéu não muda o facto de o sol causar danos irreversiveis na pele das crianças – querem esturricar, esturriquem sozinhos)...
6. Quem não toma banho ou acha que o perfume e o desodorizante substituem a água e o sabão ( e em alguns casos o esfregão)… fiquem em casa por favor… ( existem pessoas que só de passar na mesma rua que nós nos deixam indispostos para o resto do dia.
7. Quem não separa o lixo.
8. Quem não vota mas se queixa da politica do país.
9. Quem vive de subsidios, não porque deles precisa mas porque sim, porque é mais fácil que trabalhar e produzir, porque ter de acordar todos os dias para ir trabalhar e não para ir ao café é aborrecido e não apetece, porque no Inverno está frio e no Verão a praia espera por nós…(os outros que paguem impostos e contribuam para a economia do país, que nós vamos mas é passear para o Centro comercial).
10. Quem não dá sangue/medula porque têm medo de agulhas (há medos que se devem enfrentar)
11. Quem se inscreve no Registo Nacional de Não Dadores… porque é uma objecção egoista que não vai trazer a vida de volta, e pode eliminar a esperança de muitas outras vidas.


Ahhhhhh e há mais…oh se há!!! Basta puxar um pouco pela cabeça para me lembrar de mais umas quantas situações do dia a dia que são (para mim é claro) incompreensiveis… Não podemos ser todos iguais e ter todos as mesmas ideias, não podemos ser sempre, todos, a toda a hora, sempre, sempre civilizados… mas se colocar o pisca quando se vai mudar de faixa não custa nada, e nos daria um bocadinho de dia de um dia a dia mais feliz, lá isso daria.

Quantas outras coisas estão ao nosso alcançe fazer?!

verdades e mentiras ...alimentação saudável




Andei a rever alguns dos mitos a propósito das dietas e do que fazer e fazer para manter a linha sem deixar de ter uma alimentação saudável.

Toda a minha vida (excepção para o periodo da gravidez claro) nunca passei dos 50Kg... perdia 1Kg, ganhava outro, perdia 2...mas andava sempre naquela "linha". Sempre foi mais facil emagrecer que engordar…e por vezes tinha fases em que atingia pesos demasiado pluma, (43Kg, 44Kg) e tinha de me disciplinar para ter uma dieta mais consistente e voltar ao peso normal (cerca de 47Kg/48kg).

Mas nos ultimos 3 a 4 anos engordei e passei a barreira dos 50kg... Acho que foi a transição para os 30 anos, realmente o metabolismo não "queima" nem reage da mesma forma... Não me preocupei muito (na esperança de que a coisa fosse rápidamente ao lugar) mas o meu estilo de vida também passou a ser mais sedentário e uma coisa e outra juntas acabaram por fazer estragos...
algumas coisas boas (passei a ser finalmente dadora de sangue, passar os 50Kg tinha de servir para alguma coisa)...mas as más são bem mais visiveis no dia a dia... as calças que não fecham, o vestido que não nos deixa baixar... Cheguei a pesar 58kg (eu que raramente me peso ía tendo um ataque quando subo na balança e vejo 58Kg precisamente 2Kg a menos que aos 9 meses de gravidez) e pensei que era já demais...logo resolvi “fechar a boca” e começar a ter mais alguns cuidados.. ando nisto desde o inicio do Inverno, neste momento ando por volta dos 55Kg e queria perder mais 5 kg. Tenho muitos dias que como normalmente e até abuso, mas tento nos outros compensar... tenho por isso feito algumas investigações. Os 3 primeiros…

1. A parte branca dos legumes é a que engorda menos...
Verdade - a parte mais branca têm poucas calorias, mas é na parte verde das folhas dos diversos legumes que se concentram a maioria das vitaminas e os minerais antioxidantes. O ideal é comer de tudo um pouco.

2. Comer à noite engorda
Falso - o mundo inteiro sabe que não se deve saltar refeições. Quanto mais distribuidos forem os alimentos em diversas refeições melhor pois consumimos menos, e o organismo que se prepara para periodos de fome desde o tempo das cavernas, começa a reconhecer que daqui a pouco chega mais alimento (não fazendo reservas desnecessarias).
Mas sim o jantar deve ser uma refeição mais ligeira, as refeições mais abundantes e energéticas devem fazer-se de manhã.

3. A fruta engorda mais quando comida após a refeição.
Já ouvi e li de tudo... O que é certo é que a ordem em que se ingere os alimentos não tem influência no total de calorias.
A vantagem que existe em comer a fruta antes da refeição está em ingerir menor quantidade de outros alimentos mais calóricos durante a mesma. A fruta é um alimento no geral com alto teor de água e fibra, o que vai permitir saciar o apetite e ajudar a comer menos.