Eu sou...

A minha foto
Sobre mim há muito a dizer, sou como todas as outras pessoas... igual e unica à minha forma e maneira... não sou nem mais nem melhor, sou eu própria.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

verdades e mentiras ...alimentação saudável




Andei a rever alguns dos mitos a propósito das dietas e do que fazer e fazer para manter a linha sem deixar de ter uma alimentação saudável.

Toda a minha vida (excepção para o periodo da gravidez claro) nunca passei dos 50Kg... perdia 1Kg, ganhava outro, perdia 2...mas andava sempre naquela "linha". Sempre foi mais facil emagrecer que engordar…e por vezes tinha fases em que atingia pesos demasiado pluma, (43Kg, 44Kg) e tinha de me disciplinar para ter uma dieta mais consistente e voltar ao peso normal (cerca de 47Kg/48kg).

Mas nos ultimos 3 a 4 anos engordei e passei a barreira dos 50kg... Acho que foi a transição para os 30 anos, realmente o metabolismo não "queima" nem reage da mesma forma... Não me preocupei muito (na esperança de que a coisa fosse rápidamente ao lugar) mas o meu estilo de vida também passou a ser mais sedentário e uma coisa e outra juntas acabaram por fazer estragos...
algumas coisas boas (passei a ser finalmente dadora de sangue, passar os 50Kg tinha de servir para alguma coisa)...mas as más são bem mais visiveis no dia a dia... as calças que não fecham, o vestido que não nos deixa baixar... Cheguei a pesar 58kg (eu que raramente me peso ía tendo um ataque quando subo na balança e vejo 58Kg precisamente 2Kg a menos que aos 9 meses de gravidez) e pensei que era já demais...logo resolvi “fechar a boca” e começar a ter mais alguns cuidados.. ando nisto desde o inicio do Inverno, neste momento ando por volta dos 55Kg e queria perder mais 5 kg. Tenho muitos dias que como normalmente e até abuso, mas tento nos outros compensar... tenho por isso feito algumas investigações. Os 3 primeiros…

1. A parte branca dos legumes é a que engorda menos...
Verdade - a parte mais branca têm poucas calorias, mas é na parte verde das folhas dos diversos legumes que se concentram a maioria das vitaminas e os minerais antioxidantes. O ideal é comer de tudo um pouco.

2. Comer à noite engorda
Falso - o mundo inteiro sabe que não se deve saltar refeições. Quanto mais distribuidos forem os alimentos em diversas refeições melhor pois consumimos menos, e o organismo que se prepara para periodos de fome desde o tempo das cavernas, começa a reconhecer que daqui a pouco chega mais alimento (não fazendo reservas desnecessarias).
Mas sim o jantar deve ser uma refeição mais ligeira, as refeições mais abundantes e energéticas devem fazer-se de manhã.

3. A fruta engorda mais quando comida após a refeição.
Já ouvi e li de tudo... O que é certo é que a ordem em que se ingere os alimentos não tem influência no total de calorias.
A vantagem que existe em comer a fruta antes da refeição está em ingerir menor quantidade de outros alimentos mais calóricos durante a mesma. A fruta é um alimento no geral com alto teor de água e fibra, o que vai permitir saciar o apetite e ajudar a comer menos.

Sem comentários: